Versos Portuguese Álvares de Azevedo Fragmento de um canto em cordas de bronze

Portuguese poem

Fragmento de um canto em cordas de bronze

by (1831–1852)

Listen in the reader

Deixai que o pranto esse pallor me queime, Deixai que as fibras que estalárão dôres Desse maldito coração me vibrem A canção dos meus ultimos amores!

Da delirante embriaguez de bardo Sonhos em que afoguei o ardor da vida, Ardente orvalho de febris pranteios, Que lucro á alma descrida?

Deixai quo chore pois. — Nem loucas venhão Consolações a importunar-me as dòres; Quero a sós murmural-a á noite escura A canção dos meus ultimos amores!

Da ventania ás rabidas lufadas A vida maldirei em meu tormento — Que é falsa, como em prostitutos labios Um osculo visguento.

Escarneo! para essas muitas virgens Como flòres — românticas e bellas — Mas que no seio o coração tem arido, Insensivel e estupido como ellas!

Quero agreste vibrar ruja-me as cordas Mais selvagens d’est’harpa — quero accentos D’aspero som como o ranger dos mastros Na orchestra dos ventos!

Corre feio o trovão nos céos bramindo; Vão torvos do relampago os livores — Quero ás rajadas do tufão gemèl-a A canção dos meus ultimos amores!

Vem pois, meu fulvo cão! ergue-te asinba, Meu derradeiro e solitario amigo! — Quero me ir embrenhar pelos desvios Da serra — ao desabrigo...

·