Portuguese poem
Cantiga Segunda
by Visconde de Almeida Garrett João Batista da Silva Leitão de Almeida Garrett
Rei Ramiro, rei Ramiro, Rei de muito mau pezar, Ruins fadas te fadaram, Má sina te foram dar.
Do que tens não fazer conta, O que não tens cubiçar!.. Zahara, a flor dos teus cuidados, Ja te não dá que pensar.
A rainha, que era tua, Que não soubeste guardar, Agora morto de zelos Do moiro a queres cobrar.
Oh! que barcos são aquelles Doiro acima a navegar? A noite escura cerrada, E elles mansinho a remar!
Cozeram-se com a terra, Lá se foram incostar; Entre os ramos dos salgueiros Mal se podem divisar.
Um homem saltou na praia: Onde irá n’aquelle andar? Leva bordão e esclavina, Nas contas vai a rezar.
Inda a névoa tolda o rio, O sol ja vem a rasgar, Pela incosta do castello Vai um romeiro a cantar:
—‘Sanctiago de Galliza, Longe fica o vosso altar: Peregrino que lá chegue Não sabe se ha de voltar.’
Na incosta do castello Uma fonte está a manar; Donzella que está na fonte Pôs-se o romeiro a escutar.
A donzella está na fonte, A jarra cheia a deitar: —‘Bemditto sejais, romeiro, E o vosso doce cantar!
‘Por éstas terras de moiros É maravilha de azar, Ouvir cantigas tam sanctas, Cantigas do meu criar.
‘Sette padres as cantavam Á roda de um bento altar; Outros sette respondiam No côro do salmear,
‘Entre véspera e completas, E os sinos a repicar. Ai triste da minha vida Que os não oiço já tocar!
‘E as rezas d’estes moiros Ao démo as quizera eu dar.’ Ouvireis ora o romeiro Resposta que lhe foi dar:
—‘Deus vos mantenha, donzella, E o vosso cortez fallar: Por éstas terras de moiros Quem tal soubera de achar!
‘Por vossa tenção, donzella, Uma reza heide rezar Aqui aopé d’esta fonte, Que não posso mais andar.
‘Oh! que fresca está a fonte, Oh! que sêde de mattar! Que Deus vos salve, donzella, Se aqui me deixais sentar.’
—‘Sente-se o bom do romeiro, Assente-se a descansar. Fresca é a fonte, doce a agua, Tem virtude singular:
‘D’outra não bebe a rainha Que aqui m’a manda buscar Por manhanzinha bem cêdo, Antes do o sol aquentar.’
—‘Doce agua deve de ser, De virtude singular: Dae-me vós uma vez d’ella, Que me quero consolar.’
—‘Beba o peregrino, beba Por ésta fonte real, Cântara de prata virgem, Tem mais valor que oiro tal.’
—‘Dona Gaia que diria, Que faria Alboazar Se visse o pobre romeiro Beber da fonte real?..’
—‘Inda era noite fechada Meu senhor foi a caçar: Maus javardos o detenham, Que é bem ruim de aturar!
‘Minha senhora, coitada, Essa não tem que fallar: Quem ja teve fontes de oiro Prata não sabe zelar.’
—‘Pois um recado, donzella, Agora lhe heisde levar; Que o romeiro christão. Lhe deseja de fallar.
‘Da parte de um que é ja morto, Que morreu por seu pezar, Que á hora de sua morte Este annel lhe quiz mandar.’
Tirou o annel do dedo E na jarra o foi deitar: —‘Quando ella beber da agua No annel hade attentar.’
Foi-se d’alli a donzella, Ia morta por fallar... —‘Anda ca, ó Peronella, Criada de mau mandar.
‘Tua ama morrendo á sêde E tu na fonte a folgar?’ —‘Folgar não folguei, senhora, Mas deixei-me adormentar,
‘Que a moira vida que eu levo Ja não n’a posso aturar. Ai terra da minha terra, Ai Milhor da beira-mar!
‘Aquella sim que era vida, Aquillo que era folgar! E em sancto temor de Deus: Não aqui n’este peccar!’
—‘Cal-te, cal-te, Peronella, Não me queiras attentar; Que eu a viver entre moiros Me não vim por meu gostar.
‘Mas ja tenho perdoado A quem lá me foi roubar; Que antes escrava contente, Do que rainha a chorar.
‘Forte christandade aquella, Bom era aquelle reinar! Viver só, desamparada, Ver a moira em meu logar!..’
Lembrava-lhe a sua offensa, Está-lhe o sangue a queimar: Na agua fria da fonte A sêde quiz apagar.
A fonte de prata virgem, Á bôcca foi a levar, As riccas pedras do annel No fundo viu a brilhar.
—‘Jesus seja co’a minha alma! Feitiços me querem dar... O fogo a arder dentro n’agua, E ella fria de nevar!’
—‘Senhora, co’esses feitiços Me tomara eu imbruxar! Foi um bemditto romeiro Que á fonte fui incontrar,
‘Que ahi deitou esse annel Para prova singular De um recado que vos trouxe, Com que muito heisde folgar.’
—‘Venha ja esse romeiro Que lhe quero ja fallar: Embaixador deve ser Quem traz presente real.’
More by Visconde de Almeida Garrett João Batista da Silva Leitão de Almeida Garrett
- Ave, Maria!
- Ballade Portugaise
- Cantiga Primeira
- Cantiga Quarta
- Cantiga Terceira
- Capitulo Viii
- Carta De Dom Carloto A Dom Roldão
- Cascaes
All 225 poems by Visconde de Almeida Garrett João Batista da Silva Leitão de Almeida Garrett