Versos Portuguese Paulo Setúbal Despedida

Portuguese poem

Despedida

by (1893–1937)

Listen in the reader

Não há cores, não ha traços, Que digam quanto eu sofri, Ao apertar em meus braços, Com o coração aos pedaços, As boas gentes daqui!

Que cena... Adeus, Sizenandol Té a volta, Zé! Chico, adeus! Então, nhô Juca, até quando? — E estreito assim todo um bando De velhos amigos meus!

Chiquita, flor timorata, Como eu te abraço com dor... E ela, a menina gaiata, Singelamente desata Num pranto acabrunhador.

Fundo pesar se acrisola No peito dos que ali estão: Não chore assim, nhá Carola! Seu choro me desconsola E punge meu coração!

Ai, fujo dela! E, na fuga, Eu vejo-a lá, no portal, Tão velha, com tanta ruga, Que ainda os olhos enxuga Numa ponta do avental!

Pela estrada, velha e torta, Sigo num largo trotar; E o coração se me corta, Ao vê-los todos, na porta, Com um lenço branco a acenar...

E sigo... Adeus, lenço branco! Adeus, cafeeiros, adeus! Bem sinto, a cada barranco, Que eu, sufocado, me arranco Destes lugares tão meus!

E sigo... Quantos recamos De claro e verde matiz! Riem-se as flores nos ramos, Esvoaçam os gaturamos, E beijam-se os colibris!

E ai! que tristeza me invade Nesta sonora manhã! Com que mordente saudade, Volto ao horror da cidade, Ao pó da vida malsã!

Deixar o campo, as charruas, Todo este encanto rural, Para entediar-me nas ruas, Sabendo as vis falcatruas Que fez o Ministro tal...

Em vez da caça às perdizes, Da espera junto aos mundéus, Vir, como outros infelizes, Tratar no foro com juizes, E ouvir nas grades os réus!

E eu, detestando isso tudo, Num desalento cruel, Tenho o desejo sanhudo De espedaçar o canudo Com a carta de bacharel,

E, na doçura que encerra Esta simpleza daqui, Viver de novo, na serra, Entre as gentes desta terra, A vida que eu já vivi...