Versos Portuguese Álvares de Azevedo A harmonia

Portuguese poem

A harmonia

by (1831–1852)

Listen in the reader

Meu Deus! se às vezes, na passada vida, Eu tive sensações que emudeciam Essa descrença que me dói na vida E, como orvalho que a manhã vapora, Em seus raios de luz a Deus me erguiam Foi quando às vezes a modinha doce Ao sol de minha terra me embalava E quando as árias de Bellini pálido Em lábios de Italiana estremeciam!

Ó santa Malibran! fora tão doce Pelas noites suaves do silêncio Nas lágrimas de amor, nos teus suspiros,

Na agonia de um beijo, ouvir gemendo Entre meus sonhos tua voz divina!

Ó Paganini! quando moribundo Inda a rabeca ao peito comprimias, Se o hálito de Deus, essa alma d'anjo Que das fibras do peito cavernoso Arquejava nas cordas entornando Murmúrios d'esperança e de ventura, Se a alma de teu viver roçou passando Nalgum lábio sedento de poesia, Numa alma de mulher adormecida, Se algum seio tremeu ao concebê-lo... Esse alento de vida e de futuro — Foi o teu seio, Malibran divina!

Ah! se nunca te ouvi, se teus suspiros, Desdêmona sentida e moribunda, Nunca pude beber no teu exílio... Nos sonhos virginais senti ao menos Tua pálida sombra vaporosa Nesta fronte que a febre encandecera Depor um beijo, suspirar passando!

Meu Deus! e, outrora, se um momento a vida De poesia orvalhou meus pobres sonhos, Foi nuns suspiros de mulher saudosa,

Foi abatida, a forma desmaiada, Uma pobre infeliz que descorando Fazia os prantos meus correr-me aos olhos!

Pobre! pobre mulher! esses mancebos Que choravam por ti... quando gemias, Quando sentias a tua alma ardente No canto esvaecer, pálida e bela, E teu lábio afogar entre harmonias — Almas que de tua alma se nutriam! Que davam-te seus sonhos, e amorosas Desfolhavam-te aos pés a flor da vida... Ai quantas não sentiste palpitantes, Nem ousando beijar teu véu d'esposa, Nas longas noites nem sonhar contigo!

E hoje riem de ti! da criatura Que insana profanou as asas brancas!... Que num riso sem dó, uma por uma, Na torrente fatal soltava rindo, E as sentia boiando solitárias... As flores da coroa, como Ofélia!... Que iludida do amor vendeu a glória E deu seu colo nu a beijo impuro... Eles riem de ti!... mas eu, coitada, Pranteio teu viver e te perdôo.

Fada branca de amor, que sina escura Manchou no teu regaço as roupas santas? Por que deixavas encostada ao seio A cabeça febril do libertino? Por que descias das regiões doiradas E lançavas ao mar a rota lira Para vibrar tua alma em lábios dele? Por que foste gemer na orgia ardente A santa inspiração de teus poetas... Perder teu coração em vis amores? Anjo branco de Deus, que sina escura Manchou no teu regaço as roupas santas?

Pálida Italiana! hoje esquecida. O escárnio do plebeu murchou teus louros! Tua voz se cansou nos ditirambos... E tu não voltas com as mãos na lira Vibrar nos corações as cordas virgens E ao gênio adormecido em nossas almas Na fronte desfolhar tuas coroas!...