Portuguese poem
(N’Um Album)
by Visconde de Almeida Garrett João Batista da Silva Leitão de Almeida Garrett
Ah! despreza o meu retratto Que lhe eu queria aqui pôr! Tem medo que lhe desfeie O seu livro de primor? Pois saiba que por despique Eu sei tambem ser pintor: Co’esta penna por pincel, E a tinta do meu tinteiro, Vou fazer o seu retratto Aqui ja de corpo inteiro.
Vamos a isto.--Sentada Na cadeira ‘moyen-âge,’ O cabello en ‘chatellaines,’ As mangas sôltas.--É o traje.
Em longas pregas negras Caia o velludo e arraste; De si com desdem regio Com o pésinho o affaste...
N’essa attitude! Está bem: Agora mais um geitinho; A airosa cabeça a um lado E o lindo pé no banquinho.
Aqui estão os contornos, são estes, Nem Daguerre lh’os tira melhor. Este é o ar, ésta a ‘pose,’ eu lh’o juro, E o trajar que lhe fica melhor.
Vamos agora ao difficil: Tirar feição por feição; Intendê-las, que é o ponto, E dar-lhe a justa expressão.
Os olhos são côr da noite, Da noite em seu começar, Quando inda é joven, incerta, E o dia vem de acabar;
Têem uma luz que vai longe, Que faz gôsto de queimar: É uma especie de lume Que serve só de abrazar.
Na bôcca há um surriso amavel. Amavel é... mas queria Saber se é todo bondade Ou se meio é zombaria.
Ninguem m’o diz? O retratto Incompleto ficará, Que n’estas duas feições Todo o ser, toda a alma está.
Pois fiel como um espelho É tudo o que n’elle fiz; E o que lhe falta--que é muito, Tambem o espelho o não diz.
VII.
LUCINDA.
Ergue a frente, lirio, Ergue a branca frente! O astro do delirio Ja surgiu no oriente.
Ves, o sol ardente Lá cahiu no mar; A frente pendente Ergue a respirar!
Alvo é o luar, Teu alvor não cresta; A hora de gosar, De viver é ésta.
Longa foi a sésta Longo o teu dormir; Ergue a branca testa, Tempo é de surgir!
Ja se abre a surrir Tua bôcca linda... Despertar, sentir Ou sonhar é ainda?
Sonho que não finda Será o teu sonhar, Se a dormir, Lucinda, Te sentes amar.
VIII.
AS DUAS ROSAS.
Sôbre se era mais formosa A vermelha ou branca rosa, Ardeu seculos a guerra Em Inglaterra.
Paz entre as duas, jamais! Reinar ambas as rivais, Tambem não; e uma ceder Como hade ser?
Faltei eu lá na Inglaterra Para acabar com a guerra. Ei-las aqui bem eguaes, Mas não rivaes.
Atei-as em laço estreito: Que artista fui, com que geito! E oh! que lindas são, que amores As minhas flores!
Dirão que é cópia;--bem sei: Que todo inteiro o roubei Meu pensamento brilhante Do teu semblante...
Será. Mas se é tam bello Que lhe deem esse modello, Do meu quadro, na verdade, Tenho vaidade.
IX.
VOZ E AROMA.
A brisa vaga no prado, Perfume nem voz não tem; Quem canta é o ramo agitado, O aroma é da flor que vem.
A mim, tornem-me essas flores Que uma a uma eu vi murchar, Restituam-me os verdores Aos ramos que eu vi seccar...
E em torrentes de harmonia Minha alma se exhalará, Ésta alma que muda e fria Nem sabe se existe ja.
X.
SEUS OLHOS.
Seus olhos--se eu sei pintar O que os meus olhos cegou-- Não tinham luz de brilhar, Era chamma de queimar; E o fogo que a ateou Vivaz, eterno, divino, Como o facho do Destino.
Divino, eterno!--e suave Ao mesmo tempo: mas grave E de tam fatal podêr, Que, um só momento que a vi, Queimar toda alma senti... Nem ficou mais de meu ser, Senão a cinza em que ardi.
XI.
A DÉLIA.
Cuidas tu que a rosa chora, Que é tammanha a sua dor, Quando, ja passada a aurora, O sol, ardente de amor, Com seus bejos a devora? --Feche virgineo pudor O que inda é botão agora E ámanhan hade ser flor; Mas ella é rosa n’esta hora. Rosa no aroma e na côr. --Para ámanhan o prazer Deixe o que ámanhan viver. Hoje, Délia, é nossa a vida; Ámanhan... o que hade ser? A hora de amor perdida Quem sabe se hade volver? Não desperdices, querida, A duvidar e a soffrer O que é mal gasto da vida Quando o não gasta o prazer.
XII.
A JOVEN AMERICANA.
Donde é que te eu vi, donzella, E o que eras tu n’esta vida Quando não tinhas vestida A fórma de virgem bella Que ora te vejo trajar?
Estrêlla foste no ceo, Serias no prado flor? Ou, no diaphano splendor De que Iris faz o seu veo, Estavas, Silpha, a bordar?
Não houve poeta ainda Que te não visse e cantasse, Mulher que não te invejasse, Nem pintor que a face linda Te não fôsse copiar.
Seculos tens.--E ah!... ja sei Quem es, quem foste e hasde ser: Bem te eu estava a conhecer Quando primeiro te olhei Sem te podêr estranhar.
Com Deus e co’a Liberdade De nossas terras fugiste Quando perdidos nos viste, E te foste á soledade Do novo-mundo acoitar.
Pois que ora piedosa vens E nos sentes resurgir, Oh! não tornes a fugir, Que melhor patria não tens Nem que mais te saiba amar.
Teu natal celebraremos Hoje e sempre: teus amigos Somos na lealdade antigos, E no ardor novos seremos, No desvéllo em te adorar:
Porque tu es o Ideal Da só belleza--do Bem; Não es estranha a ninguem, E de ti só foge o mal Que te não póde incarar.
XIII.
More by Visconde de Almeida Garrett João Batista da Silva Leitão de Almeida Garrett
All 225 poems by Visconde de Almeida Garrett João Batista da Silva Leitão de Almeida Garrett