Versos Portuguese Bernardo Guimarães Ao ilm. sr. coronel Antonio Felisberto Nogueira

Portuguese poem

Ao ilm. sr. coronel Antonio Felisberto Nogueira

by (1825–1884)

Listen in the reader

AO ILLM. SR. CORONEL

ANTONIO FELISBERTO NOGUEIRA ENDEREÇANDO-LHE ESTES CANTOS DA SOLIDÃO

O meu pobre alaúde affeito ao pranto; Oh! não...porque no vaso de meu peito Sem seiva, a flôr suave dos amores Inclinou murcha o mavioso calix.

E nem vão elles nos jardins da gloria Colher-me o sacro louro do poeta, Aureola fatal, que tantas vezes Sobre a fronte que a cinge o raio chama.

Qual leve aroma que da flôr se exhala, E por momentos embalsama os ares, Depois se esvae, se perde, — assim meus cantos Talvez acabaráõ; — e a lyra ingloria Se quebrará na pedra do meu tumulo Sem mandar ao porvir um écho ao menos.

Ide pois, cantos meus, voai azinha; Ide; vossa missão é pura e santa; Desdobrai sem receio as azas candidas Na esphera azul; — transponde rios, serras, Profundos valles, plainos e florestas, E onde virdes retiro ameno e lédo, Como que d’este mundo separado Por altos serros, que alcantis corôão,

Casto asylo soidoso, onde não chegão O importuno alvoroço, os vãos rumores Das procéllas do mundo; — aonde virdes De hirsuto monte nas virentes faldas, Formoso alvergue branquejar risonho Por entre a escura rama dos pinheiros, Como um floco de neve, que dos montes Rodou sobre o verdor do valle ameno, Ahi pousai; — n’esse escondido asylo, Caro a meu coração, vive um amigo No remanso dos ermos procurando Sereno curso p’ra seus velhos dias, E olvido para as mágoas do passado. Na vasta sombra d’esse tronco annoso Provado já em tormentosas lutas, Um dia minha fragil juventude Foi abrigar-se; — e placida guarida Meus dias foragidos encontrárão. Sorrindo da tormenta, eu contemplava Em luta com os tufões ranger-lhe o tronco, E no tope sublime a tempestade Passar rugindo sem vergar-lhe o collo; E abençoava o céo, que em meu deserto Me mostrou sua sombra hospitaleira.

Mas — lá mesmo, na paz do seu retiro Soffre talvez: — em sua nobre fronte Os dias têm passado tormentosos, Deixando n’ella em veneraveis surcos Impresso o sello austero do infortunio; E em seu peito talvez fermenta ainda O fel de mil lembranças dolorosas! Elle soffre, que é essa a sina eterna De uma alma pura e grande: é assim que as nuvens Procurão sempre o pincaro mais alto E em torno conglobadas o corôão De sinistro bulcão, prenhe de raios. Ide, minhas canções, voai aos ermos, Filhas da solidão, voltai a ella! Bafejai do deserto o altivo tronco, E como um bando de fagueiras brizas, Em torno lhe agitai as leves azas, Perfumadas de amor e de harmonia; Ouça-vos elle nas serenas sombras A soluçar com a fonte gemedora, Que desfia entre o musgo dos penedos, Brincar nas folhas c’os travessos zephyros, E nas humidas lapas suspirando; Ouça-vos a rugir com a tempestade

E reboar nas broncas serranias, Gemer no pinheiral, roncar no abysmo Co’as despenhadas aguas ribombando; Sobre seus lares adejai cantando, Alegres como o trino da andorinha; E do repouso nas caladas horas, Do leito seu afugentai cuidados, Negras visões, anciados pesadêlos; O somno lhe embalai, e sobre a fronte Fazei pousar-lhe um sonho de esperança, Qual flôr mimosa a vicejar no pino De erma rocha, surcada pelos raios.